Arroz vermelho ajuda a EMAGRECER E CONTROLA COLESTEROL



alimentação saudável

O arroz pouco conhecido que ajuda a emagrecer (e a diminuir o colesterol)

É bem mais rico em fibra e hidratos de carbono complexos, em comparação com a versão tradicional.
Inclua na sua lista de compras.
Além do açúcar e da gordura, há outras palavras assustadoras no mundo da dieta: hidratos de carbono. Mas não tem de ser assim. Basta escolher opções mais saudáveis. Há um tipo de arroz ainda pouco conhecido que tem vindo a ser usado por quem quer emagrecer e diminuir o colesterol.
É uma versão integral com grão longo e pigmentos naturais que conferem uma cor vermelha ou acastanhada. Além de ser mais rica em hidratos de carbono complexos, diferencia-se da tradicional por causa do seu alto teor em fibras.
“Este tipo de arroz é muito usado na medicina tradicional chinesa, sobretudo sob a forma de uma levedura específica, a monascus purpureus, que provém da fermentação do arroz”, diz a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.PU
Segundo a especialista, durante o processo de fermentação, o arroz vermelho adquire um composto, a monakolina K. Porque é que isto é importante? Existem provas de que esta substância diminui a síntese de colesterol no fígado, diminuindo o valor total e o LDL (colesterol “mau”).
Mas atenção: a levedura não é aconselhada a mulheres grávidas ou que estejam a amamentar. No caso dos miúdos e idosos, deve evitar-se o consumo de quantidades elevadas de arroz vermelho.
Tem um sabor intenso.
Além dos benefícios na redução do colesterol, este alimento pode ser um aliado para perder peso.
“Ele confere mais saciedade do que o arroz tradicional, ajudando a controlar a fome e a comer menos”, explica a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.
Embora esta versão possa ser confecionada e consumida como a normal, deve saber que o seu sabor é mais intenso e, por isso, deverá usar menos temperos do que o habitual (incluindo, claro, o sal).

Onde é que está à venda?

Sendo uma opção ainda pouco conhecida, é pouco provável encontrá-la nos hipermercados portugueses. Apenas a cadeia Jumbodisponibiliza uma versão que mistura arroz integral, arroz vermelho e quinoa. A embalagem de 400 gramas da Riso Gallo custa 3,49€.
“No entanto, é mais fácil encontrar este arroz sob a forma de suplemento alimentar. Nesse caso, deve verificar a concentração de monakolina K. As evidências científicas indicam que é necessária uma quantidade de dez miligramas por dia para sentir efeitos”, revela a nutricionista.

Uma receita para experimentar

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo sugere uma receita simples e saudável para tirar proveito de todos os benefícios deste alimento. Tome nota de tudo o que precisa para fazer arroz vermelho com cogumelos e courgette.
Do que precisa
— Uma chávena de arroz vermelho;
— Uma folha de louro;
— Sal e pimenta (a gosto);
— Duas colheres de sopa de azeite;
— Uma cebola pequena picada;
— Um dente de alho picado;
— Uma courgette cortada em cubos;
— 200 gramas de cogumelos frescos;
— Amêndoas laminadas (a gosto);
— Coentros (a gosto).
Como se faz
Cozinhe o arroz com duas chávenas e meia de água, a folha de louro e o sal. Retire a folha de louro e reserve o arroz. Em seguida, numa frigideira coloque o azeite, bem como o o alho e a cebola picados. Junte a courgette e os cogumelos e deixe cozinhar durante alguns minutos. Adicione o arroz e misture

0 Comments

Follow Me On Instagram